top of page

Dezembro Laranja: mês da conscientização sobre o câncer de pele

Você já ouviu falar sobre dezembro laranja? É o mês da conscientização e combate ao câncer de pele, foi escolhido por ser o início do verão, sol, muita praia e piscina.



Em 1999, foi implementada essa campanha no Brasil com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele, que hoje é responsável por 33% dos diagnósticos da doença, sendo o tumor mais incidente.


Importante saber o que é e quais os tipos para ficarmos sempre de olho, a doença é definida de acordo com as camadas que foram afetadas pelo crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a nossa pele e cada um se origina em um determinado local. O carcinoma Basocelular (CBC) domina as estatísticas sendo o mais diagnosticado e tem origem nas células basais localizadas na camada profunda da epiderme (camada superior da pele), temos o carcinoma espinocelular (CEC) que vem em segundo lugar e é encontrado nas células escamosas, que compõem a maior parte das camadas superiores da pele e o Melanoma que tem origem nos melanócitos (células responsáveis por dar cor a pele), é o menos comum e mais agressivo, sendo responsável por casos de metástase e óbitos


A lesão possui bordas irregulares, pode descamar ou apresentar coceira, e surge de um sinal mais antigo ou o aparecimento de uma nova pinta, outros sinais importantes são as cores e o tamanho. E quanto antes for identificado, maior a chance de um tratamento de sucesso. Por isso é importante se atentar, foi criado um método chamado ABCDE que ajuda na identificação, mas não se esqueça de procurar um médico dermatologista pelo menos uma vez ao ano para fazer uma verificação mais detalhada. Conheça o método:



Fonte: Grupo Brasileiro de Melanoma https://gbm.org.br/

O melhor tratamento ainda continua sendo a prevenção, principalmente se você possui olhos, pele e cabelos claros, tem histórico familiar de câncer de pele, se expôs muito ao sol na infância e adolescência, ou trabalha exposto ao sol. Reuni algumas dicas de como você deve se proteger:

  • Sempre usar óculos de sol, chapéu, boné, camisas de manga longa, calça comprida.

  • Evitar se expor ao sol no horário das 10h às 16h.

  • Utilizar filtro solar com proteção UVA e UVB, lembrando de retocar a cada 2 horas e aplicar uma camada generosa.

  • Procure lugares com sombra e use roupas com fator de proteção UV.


O Brasil é uma referência na conscientização e combate ao câncer de pele devido todos os anos realizar campanhas e mutirões para ajudar no diagnóstico da doença, além de ter sido o único país a proibir as câmaras de bronzeamento após a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificar como cancerígenas em 2009, por fazerem a emissão de grande quantidade de UVA, sendo mais prejudicial do que a exposição ao sol.


Na Mais Top Estética contamos com linhas de protetores solares com proteção UVA e UVB, fatores altos e com coloração, para que mesmo na make do dia a dia você não deixe de se proteger.


O dezembro laranja é uma das campanhas mais importantes sobre conscientização, espero ter esclarecido a causa para vocês.


Se cuidem e curtam o verão com responsabilidade.


 

Maria Eduarda de Castro

Esteticista e Cosmetóloga, especialista em Cosmetologia Clínica

Supervisora de Treinamentos na Mais Top Estética, a maior rede de autoestima das Américas.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page