top of page

O segredo para escolher o protetor solar ideal para você

O filtro solar já faz parte da nossa rotina diária, assim como pasta de dente, shampoo e condicionador.

Mas é muito comum travarmos uma batalha contra a indecisão quando ficamos de frente a prateleira, são muitas opções que encontramos nas lojas de cosméticos e farmácias.

Por isso sempre oriento minhas amigas: comprem cosméticos com um profissional da estética pois ele sabe qual a melhor opção para a sua pele e sabe identificar as principais características entre as diferentes opções do mercado.


Concordo que nos rótulos dos filtros tem muitas informações complicadas de se interpretar e então, estou aqui para ajudar vocês a escolherem o filtro solar ideal e a decifrar as informações contidas na embalagem.


Primeiramente vamos entender do que este produto te protege: Contra a radiação solar que são basicamente 3 tipos: UVA, UVB e UVC.


  • UVA: Mais profunda, mancha e envelhece mais, chega na profundidade do colágeno, é cancerígena.

  • UVB: Mais superficial, é a radiação responsável pela insolação, queimadura da pele no sol e também provoca câncer.

  • UVC: Fica filtrada na camada estratosfera e não chega até nós na superfície da terra.

O que significa a sigla FPS?


O Fator de Proteção Solar (FPS), protege da radiação UVB a escolha deste fator vai de acordo com o tom da sua pele, quanto mais clara a pele, mais alto o número de FPS você precisa usar. Este número não é uma porcentagem, ou seja, o fator 100 não protege 100%.


O número do FPS significa o tempo que a pele leva a mais para começar a se queimar e se lesionar com o sol.


Por exemplo, imagine a situação: dia ensolarado, meio dia, numa praia sem sombra, e você exposto sem roupa e sem protetor, quanto tempo levaria para sua pele começar a arder e ficar vermelha? Depende da cor da pele, né? As peles muito claras podem levar de 5 a 10 minutos, peles mais amareladas, uns 15 a 30 min, pele bem escuras, mais de 30 min ou até nem arder.


O número do FPS significa o tempo que a sua pele vai levar a mais para começar a queimar.


Por exemplo: Se for aplicado um FPS 30, significa que a pele que levaria 10 min para queimar, agora leva (30 x 10 min = 300 min, ou seja, 5 horas).


Porque não temos uma proteção prolongada?


Porque não aplicamos a quantidade correta e não reaplicamos conforme o produto vai saindo da pele.


Qual a quantidade ideal?


O ideal é aplicar uma colher de chá cheia para o rosto e uma colher de sopa para cada parte do corpo. Não utilizando a quantidade certa, o fator de proteção solar que está no rótulo não será o que estará na minha pele.


Quantas vezes preciso reaplicar?

A mesma quantidade a cada 2 horas, pois o produto não tem capacidade de fixar na pele a ponto de manter a proteção durante todas as horas, pois a pele transpira, libera gordura e sempre tem atrito com a roupa, máscara, mãos, etc. que acabam retirando o produto.


O que significam as "estrelinhas" no rótulo?


PPD (Persistent Pigment Darkening), é o número que indica o fator de proteção contra a radiação UVA, muitas vezes vem descrito no rótulo com “estrelinhas”. (+++)


Sendo uma estrelinha (+) baixa proteção; (+++) média proteção; e (+++++) alta proteção.

O fator ideal de PPD seria 1/3 do fator de FPS. Ou seja, se o FPS for 30, o PPD deveria ser 10 e assim por diante.


Filtro solar com cor ou sem cor?


Os filtros com cobertura da cor da pele protegem também contra a luz visível (luzes de telas), ideal para quem tem melasma ou está em tratamento de pele.


Porque alguns filtros ardem os olhos e mancham as roupas?


Se você quer evitar este problema, evite os protetores que contenham Avobenzona na sua composição. Procurar pelo ingrediente Butyl Methoxydibenzoylmethane.


Além do protetor cosmético, o que mais posso fazer para proteger minha pele do envelhecimento causado pelo sol?


Uso de cápsulas de antioxidantes orais que protege a pele das radiações do sol, as mais conhecidas são: luteína, Polypodium leucotomos, Oli-Olá, etc.


Procure uma Mais Top próxima de você pois lá temos as melhores opções personalizadas para seu tipo de pele.


Cuide-se!

 

Natália Ribeiro

Dermato Funcional e Fisioterapeuta

Fundadora Mais Top Estética, a maior rede de autoestima das Américas.


Comments


bottom of page