top of page

Outubro Rosa, a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Segundo estatísticas, uma em cada 12 mulheres terá câncer de mama no Brasil.



A palavra Câncer é assustadora, eu sei, mas ignorar a realidade não é uma forma responsável de se levar a vida.


Apesar de assustadora, a doença não é mais uma sentença de morte.


Atualmente, com o avanço da medicina de prevenção e tratamento, a recuperação desta doença é muito mais otimista comparada a algumas décadas atrás. Evitar uma doença é um tanto quanto complicado, visto que ela é multifatorial. As suas causas são tantas que seria praticamente impossível evitá-las, como por exemplo, o fator genético.


Não se tem muito o que fazer quanto ao seu DNA que carrega informações de seus antepassados. Porém, o que temos hoje em dia, diferente de antigamente, é o conhecimento e a tecnologia para diagnóstico precoce de uma doença como esta. Pois, fato é, quanto mais cedo se descobrir, mais chances de cura. Segundo estudos, as chances de cura são de 95% se diagnosticado desde o início.


Então, a mulher adulta, não deve viver imersa em medo e ansiedade, mas sim, deve assumir para si a responsabilidade de sua vida e sua saúde e sempre que possível, realizar exames preventivos.


Inclusive, um exame muito eficaz, fácil e de zero custo, é o exame de palpação das mamas, que toda mulher pode e deve realizar em casa, na cama e no banho, algumas vezes ao ano e ao sinal de qualquer irregularidade, assimetria das mamas e mamilos, caroços, vazamento, dores, etc, procurar um médico imediatamente.


O câncer não escolhe idade, profissão, religião. Todas nós podemos ter.


Por isso a Mais Top Estética quer te orientar a maneira correta de realizar o autoexame em casa e quais os sinais devem ser um alerta para você e seu médico:



Como fazer o autoexame?


No Espelho


Você mais que ninguém conhece o seu corpo, atente-se a todas as mudanças. Como: dor, achatamento, vermelhidão, aspereza e sensação de dureza nos seios.



No Banho


Erga os braços, um de cada vez, e apalpe os seus seios. Atente-se em busca de encontrar algum corpo estranho ou líquido de cor avermelhada ou anormal.



Deitada


Usa-se a parte interna dos dedos e passe nos seios em formato espiral. Atente-se ao engrossamento do tecido e pequenas protuberâncias.



Fonte: Portal Superação



Sinais e sintomas para ficarmos atentas:





Fonte: Portal Superação



Se encontrar alguma anormalidade, procure um médico especialista!


Levar uma vida mais saudável, com alimentação balanceada, diminuição da ingestão de açúcares, atividade física regular, evitar uso de anticoncepcionais, ainda são as principais recomendações médicas para se evitar o câncer e sua progressão.


Cuidar da saúde é o maior sinal de autoestima. Nosso corpo é nosso templo. É a casa da nossa alma.


Cuide-se!

 

Natália Ribeiro

Dermato Funcional e Fisioterapeuta

Fundadora Mais Top Estética, a maior rede de autoestima das Américas.




Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page